Atividade de Literatura

Atividade de Literatura –  (Para a Aluna Bruna de Oliveira Ramos n. 03) do 2º Ano do Ensino Médio

                                          

 

CANÇÃO DO EXÍLIO

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que eu desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’in da aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.                        (Gonçalves Dias)

I – Faça uma possível interpretação da obra (o que o autor quis dizer), explicando através de verso (s) extraídos da obra em questão;

II – Elabore uma análise dos aspectos da linguagem utilizada (número de versos, rimas, figuras de linguagem, etc);

III – Bom trabalho!  Prof. Délio

 

Categories: Uncategorized | 2 Comments

Post navigation

2 thoughts on “Atividade de Literatura

  1. amanda

    Questões do Livro “Aqui entre nós ”
    1)Quem era cachorrinho?Luis .2)Quem era cachorrão?Paulo.3)Qual era o apelido de Fatima ?Fafa.4)Para onde Paulo viajou ?Para Londres.5)O que a velinha ofereceu a Paulo ?chá e bolinhos recheados com creme chama scone.

  2. amanda

    Amanda ávila gomes n 03 6 ano b data 18/09/11 as 21:18

Leave a Reply

Blog at WordPress.com. The Adventure Journal Theme.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

