Escola Amadeu (Eldorado – Diadema) – Atividade de Língua Portuguesa – 4o Bimestre

Escola Estadual Amadeu Odorico de Souza – Atividade de Língua Portuguesa – Prof. Délio Nota:
Aluno (a): Número:  (Série): 2º

Atividade de Língua Portuguesa (4º bimestre de 2011)

Caderno de atividades do aluno – Ensino Médio (2ª Série) V. 4

Texto: (I) “Para ser grande, sê inteiro: nada (p.25, V. 4)

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, por que alta vive.”

(Poemas de Ricardo Reis – heterônimo de Fernando Pessoa)

1. O poema em questão pode ser considerado um soneto? Explique.                                   (1,0)

___________________________________________________________

2. O que se pode interpretar dos versos “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és / No mínimo que fazes ”?  (1,0)      

_____________________________________________________________________________

3.Pequise sobre  o termo “fôlder” e forneça a sua definição.( P.32, V.4)                               (1,0)

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Texto:(II) A guerra   (p.34, V. 4)

Guerra é esforço, é inquietante, é ânsia, é transporte…

É a dramatização sangrenta e dura

Da avidez com que o Espírito procura

Ser perfeito, ser máximo, ser forte!

É a Subconsciência que se transfigura

Em volição conflagradora…É a coorte

Das raças todas, que se entrega morte

Para a felicidade da Criatura!

É a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo

De subir, na ordem cósmica, descendo

À irracionalidade primitiva…

É a Natureza que, no seu arcano,

Precisa de encharcar-se em sangue humano

Para mostrar aos homens que está viva!                                                                     (Outras poesias, de Augusto dos Anjos)

4. Pesquise o significado de: a)avidez – b) coorte –  c) conflagradora – d) volição               (2,0)

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

5.Explique o esquema de rimas do poema acima.                                                                    (1,0)

6. As rimas presentes no  primeiro quarteto podem ser consideras                                      (1,0)

A(  ) rica;                     B(  ) pobres;                   C(  ) internas;                 D(   )raras.

7.A partir do título “Guerra”, interprete os versos :” Das raças todas, que se entrega morte” (e)

“Para a felicidade da Criatura”! “É a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo”(…) (2,0)

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

8.Na oração a) A pequena menina chegou triste. (Na análise sintática) os termos em destaque correspondem respectivamente a                              (1,0)   

A(   ) adjuntos adverbiais e verbo transitivo direto;

B(   ) adjuntos adnominais e verbo transitivo indireto;

C(   ) adjuntos adnominais e verbo intransitivo;

D(   ) núcleos dos sujeitos e verbo bitransitivo.

Bom trabalho!!! Prof. Délio ou Periquito Loves

 

Prof. Délio em visita ao museu da língua portuguesa. (2010)

Prof. Délio em visita ao museu da língua portuguesa. (2010)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s