Escola Amadeu (Eldorado – Diadema) – Atividade de Língua Portuguesa – 4o Bimestre

Escola Estadual Amadeu Odorico de Souza – Atividade de Língua Portuguesa – Prof. Délio Nota:
Aluno (a): Número:  (Série): 2º

Atividade de Língua Portuguesa (4º bimestre de 2011)

Caderno de atividades do aluno – Ensino Médio (2ª Série) V. 4

Texto: (I) “Para ser grande, sê inteiro: nada (p.25, V. 4)

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, por que alta vive.”

(Poemas de Ricardo Reis – heterônimo de Fernando Pessoa)

1. O poema em questão pode ser considerado um soneto? Explique.                                   (1,0)

___________________________________________________________

2. O que se pode interpretar dos versos “Sê todo em cada coisa. Põe quanto és / No mínimo que fazes ”?  (1,0)      

_____________________________________________________________________________

3.Pequise sobre  o termo “fôlder” e forneça a sua definição.( P.32, V.4)                               (1,0)

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Texto:(II) A guerra   (p.34, V. 4)

Guerra é esforço, é inquietante, é ânsia, é transporte…

É a dramatização sangrenta e dura

Da avidez com que o Espírito procura

Ser perfeito, ser máximo, ser forte!

É a Subconsciência que se transfigura

Em volição conflagradora…É a coorte

Das raças todas, que se entrega morte

Para a felicidade da Criatura!

É a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo

De subir, na ordem cósmica, descendo

À irracionalidade primitiva…

É a Natureza que, no seu arcano,

Precisa de encharcar-se em sangue humano

Para mostrar aos homens que está viva!                                                                     (Outras poesias, de Augusto dos Anjos)

4. Pesquise o significado de: a)avidez – b) coorte –  c) conflagradora – d) volição               (2,0)

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

5.Explique o esquema de rimas do poema acima.                                                                    (1,0)

6. As rimas presentes no  primeiro quarteto podem ser consideras                                      (1,0)

A(  ) rica;                     B(  ) pobres;                   C(  ) internas;                 D(   )raras.

7.A partir do título “Guerra”, interprete os versos :” Das raças todas, que se entrega morte” (e)

“Para a felicidade da Criatura”! “É a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo”(…) (2,0)

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

8.Na oração a) A pequena menina chegou triste. (Na análise sintática) os termos em destaque correspondem respectivamente a                              (1,0)   

A(   ) adjuntos adverbiais e verbo transitivo direto;

B(   ) adjuntos adnominais e verbo transitivo indireto;

C(   ) adjuntos adnominais e verbo intransitivo;

D(   ) núcleos dos sujeitos e verbo bitransitivo.

Bom trabalho!!! Prof. Délio ou Periquito Loves

 

Prof. Délio em visita ao museu da língua portuguesa. (2010)

Prof. Délio em visita ao museu da língua portuguesa. (2010)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s