Visconde de Taunay ou Alfredo d’Escragnolle Taunay

Visconde de Taunay

 

*Segundo Ano do Ensino Médio

 

 

 

Caros alunos, embora sejam poucos os registros nas pesquisas sobre esse autor, quando comparado a outros, ele não deve ser relegado a um segundo plano ao tratarmos da prosa romântica. De forma resumida diremos que o Visconde de Taunay, ou Alfredo d’Escragnolle Taunay nasceu em 1843. Carioca, foi militar de carreira, participando da guerra do Brasil contra o Paraguai. Desligou-se posteriormente do exército, ingressando na carreira política, chegando ao cargo de Senador.

Através das viagens como militar, conheceu a realidade do país, principalmente do Mato Grosso, utilizando dessas experiências para compor suas obras. Taunay tinha grande capacidade para reproduzir com precisão aspectos visuais da paisagem sertaneja, especialmente da flora e fauna da região.

Foi autor de romances como Inocência (1872), sua obra-prima e livros sobre a guerra e o sertão, como Retirada da Laguna (1871).

          Inocência é considerada a obra-prima do romance regionalista dentro do nosso Romantismo. É, em síntese, um embate entre ficção e realidade; valores românticos e valores da realidade do sertão; contraposição entre as linguagens culta e regional. De forma resumida, o enredo trata de uma história de amor inviável entre Cirino (prático de farmácia que passa a médico), e Inocência uma jovem, do sertão de Mato grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário, que tinha o típico pensamento do homem daquela região. Inocência fora prometida a Manecão Doca uma personagem rústica, sendo vaqueiro na região. A filha de Pereira deve permanecer virgem até o casamento. Paralelamente a trama traz o confronto entre o meio rural brasileiro e o meio rural europeu, através da convivência do pai de Inocência e Meyer, o último um naturalista alemão que se hospeda na casa de Pereira.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s