Academia Diademense de Letras – Prof. Délio Pereira Lopes

Baile de Máscaras 2011 041

VULCÃO

FIM DA ESTRADA…EU SÓ.                                                                                                                                                        DESAMARRO MEUS  NÓS                                                                                                                                                         EU, VIDA E LAMA, ENFIM PÓ!

     

                                                                                                                                                            desert for blog

NOITES ENTRELAÇADAS  

                                                                                                                                                                                                               VEJO O DESERTO DA VIDA QUE FICOU TÃO LONGE,                                                                                                                                                                INDIGNOS PENSAMENTOS…TORNAM-ME REFÉM                                                                                                                                                     AGORA SEI: SOU TEU POETA, TEU DIA, TALVEZ TEU MONGE.

 

imagem de estrela for blog

                                                                                                                                                                           SIT DOWN ON THE STARS   

                                                          

                                                                                                                                                                 THERE ARE SOME WORLDS WAIT TO  GROW                                                                                                                                                         STAY HERE AND THINK ABOUT THE LIFE OR GO AHEAD,                                                                                                                                          PROCLAIM  THE TRUTH, SAY IT VERY SLOW.

 

 

TEMPERATURA AMENA

                                                                                                                                                                                                  Destemidamente jogo os olhos contra as vidraças                                                                                                                                   Sorrateiramente os reflexos do teu ser invadem-me.                                                                                                                                                                     A noite antes minha companheira e conselheira,                                                                                                                                      Hoje minha alma corrói…a lama que me espreita, é a única que agora me aceita.

 

 

Poeminha Pré-Modernista

Euclides dá cunha ao Monteiro                                                                                                                                                             Não há graça nessa Aranha…                                                                                                                                                              Nem mesmo o mais Augusto poeta,                                                                                                                                                         Entre  os pés de Lima encontrará a querida…rima.

 

 

O último escapismo

Resgatando a si mesmo do pó da prateleira, um Drummond grita assustado

  de que a adianta tanta tecnologia, se o sentimento do mundo está parado???

      O relógio surrealista da parede de Berlim imberbe, responde…

         Esquece poeta isso eram coisas do teu tempo, agora que é tudo mesmo imaginado!

Com os pés…digito um nome

Camões de que servem os mares bravios…agora que poluídos se alevantam em vão?

  Ora e se esses mares são os caminhos que nos levam a D. Sebastião?

    Sei não, se os deuses não mais por aqui imperam…quem nos trará a solução?

       Talvez o caminho não seja tanta interrogação… se a vida é por nós vivida, deve ter explicação!

A catedral 

Vim aqui pagar promessa…dessas que envolvem mãe, pai irmão,

 Mas se estou tanto brilho de paredes atrapalhando nem entrar eu tento não,

    Já disse de minha promessa, mas se causo inquietação, por ser homem humilde do campo…

       Saibam todos da nação que onde planto nasce o pão, e é dele que Cristo vivia creiam nisto ou não!

O cidadão e a garoa

Confúcio não era da Grécia, mas foi homem dotado de incomparável sapiência…                                                                                                                                                 Não julgava os homens por seus intentos , os tinha em conta pelo valor dos pensamentos.                                                                                                                                          Não se conhece o homem pela cor da alma…nem a alma pela cor do homem,                                                                                                                                                         O verdadeiro homem se extrai do garimpo da vida, alguns valem  muito… outros só brilham

Corredeira de Salto

 

 

 O mar dos portugueses

O mar salgado dizia Pessoa é nosso, verseja Camões que só através dele Portugal era negócio

  Mas quem garante isso, digo qual velho do Restelo, invoco os deuses das mais perdidas profundezas…

     Castro Alves que é nosso, poeta da negra beleza, convocava esse ente de águas com tanta agudeza,

        Que fique consagrado e sem muita sutileza, que o mar a nós pertence: esta semana e Copacabana é nossa deusa!

   Vinicius, Vi Caetano e Venci

        

Nossos bosques têm vida…onde canta o sabiá?                                                                                                                                                                  Tanta sustentabilidade sem querer, não encontro eu cá,                                                                                                                                                                 minha terra tem Palmeiras, Corinthians, Santos, Vasco,                                                                                                                                                                      De  que vale tudo isso, se você não está aqui, diria o rei e, se eu fosse Bandeira, dele seria amigo! 

 

 

Racionais até demais

Se o Iluminismo fosse no Brasil, quem o engendrasse pagaria altas tarifas…

  Albert Einstein seria  multado por excesso de velocidade, ainda que em teoria,

      Freud por atentado ao pudor seria aqui processado, mas não fique estressado…

             Nosso Hino Nacional, ainda por todos os brasileiros, junto com um chiclete…

                É interpretado com o tal jeitinho…causando inveja a qualquer principiantezinho.

Jade & Kotty - Sun Set

Dicotomia

É dizer yes ou dizer no, quase na língua dum Beatle…

    É dizer  coca, com um grito de coco preso à garganta!

        É dizer às vezes – quando se quer na verdade CALAR,

             É urrar, diante do silêncio dalguns, que deveriam conosco comungar!!!!

Enquete

Os Sapos seriam de Bandeira, de Ronald que deu vida a eles aos sete ventos de 22,

  Os Sapos seriam dos outrora  parnasianos – girinos – filhos deserdados!

      Os  Sapos vestiriam chinelos e casacas para um concerto de piano no Maracanã…

         Meu Deus! Qual é o étimo dos Sapos nossos de cada dia???

Pecadinho de criança

Pequei senhora, mas  não por que hei  parodiado,

   A obra de escritor tão merecido, ou até dois…

     E se virdes que podes merecer, nesta mixórdia de versos alguma coisa, se é que ainda restou…

       Roga a Deus que teu roteiro de vida encurtou, que tão cedo não me leve a ver-te,

         …Pois esse era teu plano…visto que a mim…NINGUÉM ANTES CONSULTOU!!!

Prof. Délio em ativid. na bibliot. do SESI 426

Prof. Délio na Biblioteca  Escolar do  SESI 426 – Taboão – Diadema

Prefixo redundante

Ando meio ANTIPÁTICO, confesso…

Talvez até meio ANTIÉTICO, patético,

Detesto ENCONTROS CONSONANTAIS, diriam ANTISSOCIAL, não faz mal

Sou moderno, ou seja, ANTIESTéTICO…notaram?!?

Porém tenho vantagens: ULTRARROMÂNTICO de primeira,

ULTRASSENSÍVEL, extrapolo meus sentimentos, caindo num grande CONTRASSENSO,

PRÉ-Socrático, PRÉ-helênico, ANTI-ibérico, enfim prefácio de minha própria vida!!!

And, Kotty and Me - Etec

    Prof. Délio e família em festa de formatura da Etec Jorge Street em 2015.  

 

 

Desmentindo a tecnologia

Foi deletando meu passado que me encontrei,

 Fazendo download das gotas de orvalho, da madruga eterna…

  Sonho com um update de meus mais temidos pensamentos

    Minha vida constante draft do que sempre sonhei…

       Sentado na calçada ouço as vozes dos anjos no call center da vida

          Devolvo a taça onde depositei meu destino, salvando tudo no meu pen drive cerebral.

Esquecido o verso, surge a realidade insana  

Das trombetas angelicais surgem ventos que emudecem as mais exuberantes estátuas,

 Atlas com seus mundo são figuras arqueadas pelo que trazemos à mente dos mundos conscientes…

   Estilhaçados meus olhos são poder dos raios que devoram os céus em busca de vítimas

     Torturado pelo tempo – algoz-mor dos seres que eternamente esperam – sou semente

         Da espada que empunha a lança sinto o empenho de teus olhos serenos

           Mal se fez o dia vem a noite a convidar-me a sonhar… e eu tolo por conveniência…cedo

                Durmo então com os pensamentos dominados… espreito as estrelas que por mim velam.

O mestrado de Drácula   

O sangue jorrando das taças febris como dos versos de Poe

  Almas escravas de Castro Alves encerradas nos navios petroleiros

   Míngua a água, abunda o insumo capitalista, tantos dentistas e poucas bocas ricas…

    Em Marte já não há vida… há dívida… No Sol chama não arde, nem calor, só frialdade

      Augusto dos Anjos ore por nós, escarrando na boca de tua quimera

        A brisa do Brasil já enlaça nossos corpos…rotundos prazeres de Clarice Lispector

           Jeca Tatu empresta tuas chagas para apagar das ruas seres vertidos de tuas queimadas.

             Príncipe das trevas dos teus caninos quero a seiva para aguar as plantas…

               Que o verde encha nossos pulmões… que a cinza dos vulcões sejam nos mares jogadas.

Kotty at Gaivota

Par ou ímpar

Dentro de um homem cabe tanta coisa…

 Não sei se sobra espaço para saudades.

  Num espaço de dois pensamentos parem-se ideias tão distintas,

    São gêmeas minhas impuras impressões da vida.

     E se ainda teimo em levantar-me todos os dias contra a vida,

        É por que sonho em permanecer acordado…que me desminto enquanto ser.

Na dobra de um olhar

Há momentos em que eu desejo tudo de bom aos meus e teus inimigos…

  Devolvo sorrateiramente os mimos recebidos dos céus.

     Na inadimplência de ser feliz do vírus…

       Encontro todos os antídotos para meus e teus pecados.

          Entro bíblia adentro em busca de respostas…as quais já conheço,

             Se faltam vírgulas que garantam meu anonimato febril…

               Sobejam-me pontos de interrogação…para explicar minha própria vida.

À sombra de teus chinelos

Sentir a vida não é um dom, não requer inspiração poética, telecinética…

  Somos às vezes tão medusamente cínicos que ao nosso redor pessoas para nos olhar.

     Quereria não ser tão perfeito quanto um texto de Shakespeare, mas a sombra de um deles,

          Assim convido os lobos da noite a uivarem comigo em uníssono para brindarmos a Lua,

            A rua se deixarmos caminha sozinha e, eu não quero ser um ortônimo de Fernando,

                Quero exercer apenas o que  pelos céus foi determinado: Pessoa.

There’s someone crying inside my dreams

Near my heart lives a desire,

 Walk around the most impossible worlds, take their minutes of truth

     Sell my own promisses do not make me Strong again…

         Side by side my eyes cannot see where my soul stay now,

             Smile and pass still be seeing the best answer to them who thinks life is theirs.

O macho é o que chora mais alto

Cada olhar que corta a noite, de raio nada tem…

  Jogada a toalha a prova de fraqueza revela-se.

    Vertida a lágrima a alma se expõe…

       Descrita a vida não há mais o que devassar.

          Entregue a alma não há mais fé a professar

             Fechada a bíblia, não há mais pecados a confessar…

               Empenhada a palavra…não há mais volta:

                 Profissionalmente mentimos!!!

Salada de poesia fresca

Dos versos brancos e coloridos a cumplicidade exposta de sentidos dúbios,

   No vaso uma rosa de Guimarães cresce, crescente…

     São os ramos de Graciliano que deixam as vidas menos secas

        As realistas prosas de Assis pelo machado são habilmente polidas,

          São os mais lindas cidades baianas que trazem imagens do amado Jorge

             Se é alvo constante dos poetas, celebrai então as estrelas da bandeira de Manuel.

Expulso do jogo da vida

Das cartas na manga que tinha duas eram tuas, quantas saudades

 Espremendo as espinhas de meu passado…desfigurei minha imagem plana

   Clamo por melhores dias, acelerando cada vez mais meu corpo num movimento retilíneo,

     Sou espesso com um raio de Sol perdido de sua manada, mais nada

         Faço-me precipício de mim mesmo para não me atirar em vão

            E no vão sempre deixado pela vida… escondo tudo: o que já sabem.

               Délio nos trilhos

Oitenta e oito vezes só teu

Volta e meia vamos dar, verso que já não me convence mais,

   Sou um pardo aguardando pela abolição dos dias chuvosos…

      Entre um semáforo e outro apago cigarros, pois nunca fumei,

        Vara de advogados unicelulares invade meu tribunal de sonhos,

         Disseram-me sou dissoluto, não leio códigos civis: só genéticos.

           Eterna dúvida consome minha alma turva, na curva…

             Foi deixando crescer as unhas do tempo, que me feri…

              Esquecendo a luz do Sol acesa, queimei meus pergaminhos…

                Hoje perambulo pela noite, perscrutando pelo som do dia.

                  Cirurgião perdi minha veia de encarar a vida, tão sofrida.

                      A cada verso construído, derrubo meus próprios mitos…

                        Segunda-feira tudo passa, acordo cedo monotonia, dia a dia.

Inclusão: dever do estado de espírito 

Bicho-geográfico sou de teu espírito o guia para o mundo terreno, argamassa pura, dura…

   Versos coloridos são mais modernos que brancos, concretismo cheira à obra a caminho.

       Pignatari teu ritmo expressa velocidade própria, metrô de meus sonhos poéticos.

           Salto para dentro dos textos, buscando refúgio do real…tão mal.

             Talvez em Veneza encontre eu lá a paz, pois aqui jaz uma revolta em peito contido.

               Soluços sufocados, confesso a mim mesmo o quanto descendo dos vivos…

                 Um triângulo retângulo sobrevoa minha casa nos Andes, sou mero condor.

                    Concordo com a teoria Darwiniana, só os versos fortes sobrevivem: é pois o FIM!

Water around Kotty 2015

                                                  Trash and reality

Look at back to the last seconds of happy you burryed in the higher clouds,

  Hand in hand your dreams pass to humanity…

     A mercenary thought take my brain and I become statict,

        A far way bell church cry in the morning…

           God teach us the meaning of the life and we don’t learn,

            So, our shadows can’t following us they know we deserve only WAIT FOR THE DAY.

 Sunday I will die 

Any day we die, so what about die in a cloudly Sunday,

  People would not lose nothing if we die in a sad day and we accept our own final travel…

   We must think other people when we solve to let this empty life to other fill in,

     Sorrow is a feeling that nobody wants to let as a true heritage to SOMEONE.

Imperfeições cromáticas

Netuno, fecha as portas dos teus mares, não para os navios…

  Não deixes pois meus soturnos sonhos zarparem,

    Naufrágios serão por certo bem-vindos, antecipando minha vitória inconsciente.

      Freud, analise minhas frases sintática e morfologicamente…não sou mais o mesmo,

        Temo mesmo pelo que não fiz, só pensei. Assim faço um inventário de meus desejos,

          Espanto-me pelo pouco que tenho nesse universo capitalista sem freios, sem receios…

           Marx convide Engels para um chá da tarde na China, pois já é tarde,

             Sejamos polidos com o inevitável, algozes que somos de nós mesmos…

               Brindemos ao fim que se aproxima…assim serenos distribuamos estrelas madrugada AFORA.

Kotty óculos escuros

Destinos descartáveis

Encaro a noite, com franqueza e ansiedade… assim como os morcegos farejo o sangue, seiva da vida,

   Distraída a madruga aproxima-se desfilando seus trajes, meio noite, meio dia, na passarela do tempo.

     Dos diamantes que valorizam a mina, sou apenas um reles garimpeiro,

        Convido as chamas da volúpia das mulheres a dançar comigo…

           Ciganas trôpegas dilaceram minha vontade em dizer NÃO,

            Dum farfalhar constante das folhas da selva, emergem entidades, sem IDADE…

              O triunfo do dia não está nas luzes, guerreiras contras as forças da escuridão,

                Num beijo arrancado das melodias doutros versos sobrevivo…COMENSAL.

Morro Roxo

Arquétipo da pobreza ele esconde as injustiças, revela porém a realidade,

   Crianças soterradas pela miséria disputam palmo a palmo o lixo que emerge do falso luxo.

      A célula-tronco, no morro usada como lenha aquece as fogueiras dos barracos coloridos,

        Gritos e tiros cuspidos noite pela noite, inauguram mais um dia, mais uma noite,

          Tudo igual…o destino à espreita, de quem é a senha da vez para ceder sua ALMA.

             No giroscópio da polícia a denúncia do safari que principia, tiros: a trilha sonora.

               Pipas jogadas nas calçadas, brinquedos de crianças que já nascem velhas na esperteza.

                 Um relógio na mão dum defunto define o assunto da aventura, tudo agora é SEPULTURA.

                    Caminho, viela, rua…a cidade lá em cima é nua e por melhor que seja a reza tua não desce a LUA.

Quiromancia às avessas

 

Meu destino não convence a eternidade, sou como todos, carne e fosso…

   Meus pés presos à argamassa machucam meus calos, gargalos de um dia duro, OBSCURO,

      Macunaíma à tiracolo, recolho por onde passo dezenas de muiraquitãns,

         Atravesso Pasárgada e nem pago pedágio, velho adágio sempre a repetir…

            Chego à Canaã: terra comprometida,

              De Antônio, quero um conselho de como destruir da memória, um Canudos,

                Com os pés copiados do Curupira…estou sem rumo,

                  Por mais que não compreendam sou Maria dos Prazeres eternos…

                     Trago a peixeira presa à bota, à noite sou Lampião, de dia criado de dona SOLIDÃO!

Sun ray Gaivota

 

Embrião sonâmbulo  

Levantou para togar um gole de noite morna,

  Ademais de que serviriam as mariposas senão como reféns da luz do luar.

   Cuspiu na própria alma incandescente, arrancando risos da plateia…

    Embrulhou velho jornal os séculos que já lhe diziam nada,

     Nonsenses disputavam um lugar no discurso do pároco.

      Era cúmplice do entardecer de Itanhaém..

       Fora testemunha monocular de um crime sagrado,

         Os dias se juntavam para convencer o tempo de que a saudade era inocente,

          Sente… o ventre do vento vindo vislumbrar vinte voltas viandante…vai!

Vice-Versa  

Cigano solto a reinvindicar um sonho…

  Soprano, simples, sagaz na língua de Sêneca!

     Quem dera topar com os raios de Sol dum passado tão próximo…

         Fico na fila a espiar o primeiro e o último desengano,

           Soluço ao tragar da taça fria do destino…um presságio.

              Agarro-me aos pés das madrugadas que não vivi,

               Arregalo meus olhos na escuridão e já não me vejo lá…

                Arregaço então, violentamente, as mangas, mãos à obra, adormeço.

Eneida 

O que me incomoda não é o silêncio dos sons,

 É sempre o som que domina os silêncios!!!!

   Musa a noite me entristece e sua irmã a tarde enternece-me…

     Disputo com as alamedas os espaços de minha própria vida,

      A pena de morte me espreita, não se vem da esquerda ou da direita.

        Prova das  gotas do teu sorriso tenso…

          Envelheço a cada passo dentro da vida, este estreito terraço de nada!

A múmia

Destravada a arma do tempo, dispara contra todos…

   As vítimas todas iguais: são comuns de dois três gêneros.

      Escondida a lâmpada maravilhosa, Edison não ascende!

        Dos monges do Tibé uma canção em coro exala…

          Das almas que seguiam em fila, algumas sorriem sem bocas,

           Dalí tão surreal nem aqui enxerga, a Disneylândia é aqui…

            Abriram-se as comportas dos sonhos, afogam-se neles os anjos e

               Finalmente DORMEM!!!

2015-4-17 Kot Papai & Jade Indians

Elementar, meu caro Átomo

No princípio era  o verbo depois o substantivo, o adjetivo: fez-se a Gramática

  Depois da roda o próprio homem: eis aí a maior novidade!

    Alcançada a Lua, por que não a rua, a minha, a nossa a tua…

      Experimentando vírus contra vírus,  segue a humanidade desumana.

       Dentro da cela do hospício Dummond dá asas a que quiser voar…

         A Era digital tudo aceita…homem menos homem igual a homem

           A ótica maior não está na fibra, está na verdura sem agrotóxico!

             Galileu cansou de discutir a órbita, embrenhou-se na DIVINA COMÉDIA.

Dívida passageira

Sinto o pesar de ter escovado os dentes da vida, quando pude…

  De dizer ao vento todos os segredos que trazia sob minhas unhas.

   E se hoje sinto inveja de minha própria sombra, é por que me venci.

    Ao entrar na arena da vida, sou fera, escravo, imperador de meus sonhos,

      Na triagem de meus pensamentos alguns viram poemas apenas temas,

        Agarro-me às minhas próprias verdades e nelas tento mesmo crer,

          Depois constato que as mentiras doem menos e as quero todas pra MIM!!!!

O doador de sonhos

Das ovelhas pastor um dia triste de abriu, fechou os olhos a sonhar,

  Dos lobos algoz, inimigo honrado….Consciência e moral: belo casal!

     Envolto nas penas o galo a cantar o ovo alheio…

        Das casas arrastadas pelo tufão ,a última janela, uma única imagem.

         Do Iceberg que queima por sua brancura, o perigo esconde…

          De tua boca linda esgotado o prazer: resta o veneno das palavras vans.

            Da derradeira herança deixada pelo Cometa, a promessa: TUDO VOLTA!

O papa 

Queria conhecer os labirintos do Vaticano e provar do vinho papal…

    Cálice dourado acondiciona minha essência de vida,

       Na bela nave as imagens me convencem…eu rezo então.

         Nas bolhas de sabão vejo destino, tão claro quanto a neblina.

           Meus poros abertos saúdam a vinda da pororoca e do caldo da vida,

             Com a água até os joelhos…adormeço, esqueço enfim das promessas,

               Entrego-me aos centuriões e eles amordaçam-me os olhos: CALO-ME!

Colmeia 

Um vozerio maldito incômodo traz-me agora,

   Da abelha ferrão medonho, translúcido veneno reservado aos incautos…

      Ninho de néctar grotesco a produzir mel com gosto de sociedade…

        Animal Cenozoico que me corteja com teu zumbido,

          Incitado o inseto, incendeia as veias dos vivos, INDECENTEMENTE!

IMG-20150125-WA0000

Deveras tarde para dizer adeus

Saltei do ônibus da vida em movimento,

 todas as metáforas que trazia no bolso se espalhara pela caçada, de minha vida.

  As verdades acenaram-me do outro lado rua, finjo que não as vejo: minto

    Experimento máscaras e elas não combinam com meu tédio

      Acendo velas para meus santos de plantão: estou sem crédito.

        Olho por cima dos ombros de saudades que não cultivo mais,

          Distante da turba ouço as últimas sílabas do Hino Nacional.

             Aristóteles me impõe as leis do teatro da vida,

               Eu as rejeito de pronto: A VIDA FOI FEITA PARA O IMPROVISO!

Encargo público

Na alameda vejo homens vestidos de jornais do dia,

   As manchetes dos jornais ingleses não aliviam o dia a dia

      Adianto meus passos para chegar de propósito tarde ao meu enterro

          Diante de um gigante destino sou pouco e granulado

             Ostento um DNA que não me pertence,

               Uma vida que emprestei dum Planeta vizinho,

                 Tomo do ar que respira o moribundo,

                    Injeto na veia a vitamina do  inesperado,

                       Leio as estantes todas de Z à A: sou InConStAnTe!!!

Alma de brinquedo

Queria ser como as outras crianças,

 Aquelas que os pais vêm para casa no fim do dia.

   Queria ser também os pais daquelas crianças, para encontrar…

     Brincando a inocência do próprio filho.

        Queria e por que não ser a casa daquelas famílias,

          Testemunha portanto de que o amor existe.

             Ou melhor, queria ser de novo criança,

               Qualquer uma delas, pois criança é mágica,

                  só elas trazem consigo o próprio mundo tal uma tartaruga.

O raio de cristal

Da tempestade noturna lá fora herdei todo o medo que tinha da noite,

 Quase podia ver as árvores caindo, golpeadas pelos raios que riam no céu.

     Um vento estranho faz balançar as cortinas alvas,

       As paredes úmidas da casa parecem que desabaram de há muito por tristeza,

           Queria beber água, mas tenho medo de não voltar…

             Assim como naqueles dias que não se quer dormir com o mesmo pavor.

               Vencido pela sede, desço as escadas, a luz da casa foi-se com os fios,

                 Então, os fios das teias de aranha, são meus guias para evitar os cantos

                   E os cantos são os únicos fios que tenho para chegar aos guias.

Garçom a conta do conto

Há dias em que a confusão impera em meus sentidos,

 Escrevo contos, esperando cantos,

  Escrevo Gonçalves Dias, querendo evocar Gonçalves de Magalhães.

    Distribuo metáforas por metonímias,

      Venero Senhora, quando queria saudar a Escrava Isaura.

         Tão confusos são meus dias às vezes que penso que doze mais um é treze

            Controlo meus pensamentos quase num protesto Zen Budista

              Aperto o botão do elevador onde se lê ACORDE,

                Mas eu que nunca fui músico, fico mais ainda em dúvida,

                  Puxo a coberta para meu lado e descubro a realidade e,

                    Ela, mais esperta do que eu me desperta para um mundo que eu nunca quis!!!

Selib SESI Délio, Maíra Perfil e Josi

Prof. Délio, evento Selibi, do SESI 426 de Diadema – Taboão

Casca da alma

Como divisar os sonhos desgarrados duma noite única,

 Peneirar falsas amizades na busca da fidelidade.

   Tal gladiador entramos na arena com sonhos nas mãos desnudas,

     As feras de Augusto não trazem de volta os Anjos.

      Aliados das segundas-feiras permanecemos à espera da angústias,

       Aposentados da realidade ousamos apenas cultivar os desencantos.

         Num ímpeto de alcançar o topo de nossas próprias promessas,

           Atestamos nosso condição eterna de vítimas do nosso dilacerado futuro.

Enxurrada tensa

Herdeiro natimorto dos avanços tecnológicos: sou filho da NASA,

 A poeira lunar corre em minhas veias, na gravidade pura do que já fui.

   Átomo perdido desconjurado pelo casal de moléculas,

     Na tabela de elementos químicos jaz meu nome em vão.

       Minha memória goteja bits de esperança, na interface das bombas,

         Digito trêmulo meu nome, numa pesquisa estéril.

           Conclamo meus antepassados a reescreverem minha história,

            Resgatando da lama meu brilho cintilante de ouro renegado.

Impostos opostos

Dívidas eternas comungam comigo, as que fiz e as que herdei

 Compro da vida um certificado de esperança,

   Exijo do tempo um atestado de paixão pela vida.

    Rei dos contra-ataques peguei meus sonhos pelos pés,

     Leio a mão da esperança que de súbito atravessa a rua,

      Semáforo aberto corro para abraçar tudo que nunca quis

       Por imposição das tempestades eletromagnéticas, calo-me

        E, só encontro forças para gritar através das bocas de lobo de tuas vielas.

Bobice fundamental

Fui teu eleitor único, quando fiz boca de urna para que ocupasse meu coração

   De boca em boca pintei teu nome, com frases surdas,

      Enganei meu tédio com promessas vans, que só eu conhecia,

        Deixei teu cigarro queimar os dedos de meu passado,

          Tal colibri beijava tua alma, num vaivém sem fim ou começo.

            Despido de minhas vergonhas paguei o teu resgate,

               Hoje sentado no morro, atônito assisto a balas cadentes

                 Definitivamente ressuscitado, confidencio meus segredo ao morro do Pão de Açúcar.

Selib SESI Délio, Christian e João do 2 Médio from 2015

Mordaça eloquente

Instigado pelos conselhos do vento sigo em frente

 Perseguido pelos sonhos que não tive, empreendo fuga pelos olhos teus

  Acariciado por um bombardeio de meteoros…nesse inferno sou Dante!

    Das utopias da velhice trago a alma ainda presa à infância,

      Querubim esquecido pelos céus, sou andarilho em cada crepúsculo

       Foi parodiando o outro que me descobri!

         Foi enganando a mim mesmo que tornei autêntico!

           Foi amparado pela anáfora que conquistei o FINAL DE MAIS UM POEMA!

Vigilância sanitária

Qual gladiadores buscamos a arena da vida todos os dias

  O medo companheiro inseparável às vezes nos consola

   Queríamos a chuva de ácido para corroer nossas lembranças

    Mas e agora? Agora é tarde!

     Avançam aos milhares e não se sabe de onde

       Antes as tropas dos bárbaros…

         Com seus vândalos cavalheiros!

           Os suevos com suas grosserias amenas!

            Os godos com suas espadas que traziam a esperança da morte!

              Mas não eles avançam em forma de nuvem,

               Pequenos na forma, entanto enormes na desgraça

                Impiedosos seres alados a nos fustigar

                 Das picadas surgem as vítimas

                  Do seu alimento nos vem a dor

                   Da sua existência…nosso ledo sofrimento

                      De nosso sangue sua promessa de vida,

                        De sua vida nosso sangue pede distância em promessa.

                           Sem nosso sangue, a vida em promessa nos pede distância!

Financiamento de almas

Quero DESCONTO pela mentiras que disse e as que deixei calar

 Quero todas as emoções boas do mundo transferidas para minha CONTA CORRENTE

   As CÉDULAS do quanto eu sei que valho, as desejo todas em notas de dez…

     Meu CARTÃO DE CRÉDITO com os outro há muito venceu

       INVESTIMENTOS seguros são as intenções pela minha alma…

        Como muitos a minha vida se resume em BOLETOS e TAXAS

          Se me restar ainda tempo de vida, quero um EMPRESTIMO de esperança.

            E, quando meu coração se aposentar para sempre, o que quero JURO que não digo!!!

Semana inesquecível

Segunda e todos fingem que está tudo normal… o trabalho: dos pobres de herança

  Terça todos já no ritmo. Segunda, vencida, mas sempre temida.

    Quarta: meio da caminhada irreversível, da feijoada inevitável.

      Quinta e ninguém se atreve a olhar pelo retrovisor com medo da segunda!

        Sexta e todos combinam que foi uma semana difícil e, por que não comemorar

           Sábado alguns acordam mais tarde, outros ainda não, mas é sábado!

             Domingo: todos digerem a comida família, sem fazer barulho para a segunda não escutar!

As rosas rosas tecnológicas

Vaga-lumes desempregados contemplam as vívidas luzes de LED que cruzam os céus

  As telas de TV vítimas dos regimes constantes emagrecem a cada dia, mas sobrevivem

   Os celulares invadem os canis na busca da fidelidade junto homem

    Os olhos cirurgicamente costurados na tela do computador, disputam o NEO do novo, de novo…

      Tocar, “touch”, tanto faz tudo vira comunicação

        O pulsar dos corações viaja em fibra ótica…

          A cada “bit” uma “baita” inovação!

           Todo minuto com a máquina é prazer…não é mero Futurismo de Marinetti

             É mais, muito mais – é o homem, aquele que inventou a roda e depois a internet!

Tsunami de palavras soltas 

Elas avançam resolutas sobre o cérebro indefeso

 Numa caudalosa estampa cobrem os pensamentos

  Como nos campos das antigas batalhas prepara-se e numa arrancada está sobre todos

   Culpados e inocentes, ninguém é poupado

    As árvores são arrancadas pelas raízes, os prédios pelo calcanhares

     O  homem tão forte: só observa, não resiste tanta força

       A natureza, passa na boca a manga comprida para limpar a saliva pelo inevitável feito,

         O mundo acaricia a terra seca com seu poder, ás vezes suas fúrias

           Não há enfim recurso poético para quando a terra treme, causando tanta dor

              Nem prosopopeia que explique porque o mar expulsa, o homem, seu inquilino

                Dum espaço que nunca sonhou ter por moradia, o qual devolve mal começa novo dia!

Prof Délio Hot color - Copia

Farofa urbana

Das antenas plugadas nas vielas nativivas,

 Aluísio emprestando seu cortiço para que todos curtam

   Alfacebook tudo numa salada neologística do mundo oxidental

      Passa o fio dental nos dentes das máquinas roçadeiras,

         Sonhos importados desfilam em nossa receptiva aldeia

            O maior tabu: aceitar o outro, desvestindo a falsa ética

               A teia do Homem-Aranha incrustrada em nossos neurônios

                  Aflora a fauna no submundo alheio,

                    Nas padarias são vendidos os últimos quilos da agonia

                       Carrasco o nosso tempo desfila com nossas mãos atadas…

                          Moscas espalham gargalhadas, cristalizando sonhos…

                              Cruzando as ruas do tempo o Sol chove dissolvendo sua própria tristeza.

Verbete ingrato

Arremesso minha sombra contra a parede vil

  Ignoro teu nome pichado nos mais altos viadutos

      Assumo minha própria distância, marcando um gol no destino

         Sou o folclore de tua vida contada em versos alexandrinos

            Rima pobre ou rica…permaneço solidário ao meu indecifrável fim

               Monótonas assaltantes arrancam-me de meus mais tristes suspiros

                   Pirâmides de inverdades escondem meus tesouros,

                      Desertos de vontades guiam minh’alma Nilo adentro

                         E, ao despertar soberano…sou cada dia mais escravo de mim mesmo.

Cabelo oxigenado

Alimentado o Cérbero corre em busca do pet shop mais próximo

   No metrô mentes confusas querem sentar-se ao lado de Deus

      Tomates, laranjas, evidências, tudo num só carrinho agora ao caixa

         Na fila, preferência àqueles que não cederam ainda à delinquência…

            Estatutos, leis, artigos constituem o código genético

               Pensões singelas ocultam as noites de sono não dormidas,

                  A angústia de que o elevador chegue, trazendo os andares

                     O mal de Parkinson acalma o terremoto e põe paz no pão.

Acordo azul-marinho

Não quero andar na moda, se ela for tudo o que me incomoda

  Evito andar na rua em que as esquinas cochicham sobre o Universo

    Quero ser destro, se as correntes políticas almejam a esquerda

         Aposto na vanguarda das tendências passadistas…

             Minha semana é sempre de arte moderna, mãe, materna

                Desejo hastear minhas próprias conquista, ao suor das máquinas,

                   Anseio verter toda a água do Tietê, matando a sede minha loucura

                     Clamo pela audácia de rever os versos drummondianos…

                         Fazer da Canção do Exílio, meu hino de presença…

                            Da caatinga extrair o elixir da vida de Lampião

                              Quero, mais que tudo, tripular o ônibus espacial e descer sempre no próximo terminal.

O Nadassauro

Descoberta a essência da vida, de que serviriam as preces

  Enclausurado o sonho, de valeria então a fuga

    Extinta a correnteza, qual a utilidade das cataratas

      Vertidas as lágrimas, qual o propósito do amor

         Oculta a lua, morreriam de tédio os lobisomens

            Cessada a dor, o que fazer com as escovas de dentes

              Inundado o deserto…como consolar as miragens

                Chegado o Nadassauro ao mundo… pra conservar as hipóteses

                     Extirpada a vida na Terra… o que seria da conspiração dos poetas loucos?

Esdrúxulo proparoxítona amarelado

Foi batendo a porta da vida e sem olhar para trás, que conheceu a liberdade

  Pegando o primeiro ônibus que chegou à praça onde todos dormiam

    Regando as flores da esperança que asfaltou a Avenida Paulista

      Tropeçando nas próprias palavras, descobriu os versos decassílabos

        Uivando para a Lua cheia, conquistou a divorciada noite dos zumbis esclarecidos

          Extraindo o dente do ciúmes, fez sangrar a boca túnel

            Encharcando os pés no pântano da esperança, descobriu a desilusão

               Esfregando a lâmpada dos textos, ganhou na loteria…

                 Mas foi só sequestrando a realidade, que recebeu o resgaste da ilusão.

Pastel chinês

Educação, seu moço, é tudo o que cabe nesse papel amassado em meu bolso,

 Prosperidade, Dona, é se a senhora por na cabeça do seu menino o juízo,

   Fé, Vossa Santidade, é se acreditares no que prega e com o que recheia o sermão,

      Progresso, Excelentíssimo Senhor Presidente, é a meta comprida e cumprida!

        Perdão, Senhor Deus, é só o que peço por falhar, espero que não vá se importar!

Prof. Délio, premiação Selib, do SESI 426, Diadema

Prof. Délio na premiação da Semana do Livro e da Biblioteca – Sesi 426

Alice Cooper no mundo das figuras de linguagem

Ofegante corria o tempo atrás da madrugada que já ia distante,                      Então num só golpe de mestre o dia se impõe.

Já não há mais nada a fazer pelos que ainda clamam por justiça,

Moças devassas convidam para uma vida fácil, mas com preço definido.

Homens com etiquetas presas nos dedos dos pés, acabavam de nascer,

Os cabelos presos do vento, denunciavam sua brandura.

Os mastros sinistros à beira do cais, eram convites a uma vida pirata decente.

Deram ao mundo mais meio minuto de vida  MUNDANA.

O último cáiser num shopping esmaga com os olhos as vitrinas,

Lágrimas alegres disputam os olhos dos mendigos que acenam das ESTRELAS CADENTES – mais um dia na vida de Lady Greennalda…

Diadema, Brás, Bexiga e Barra Funda

Quem iria acreditar no menino de barbas, mas de alma imberbe,

Quem iria separar dos bons os meus maus vinis?

Alimento com migalhas meus sonhos mais pueris,

Destilo meus mais doces venenos , nas noites febris.

Alicates roem minhas unhas, querendo denunciar meu nervosismo,

Aceito cartões de crédito do Futurismo, nuca do comunismo…

À beira do abismo bato um bolo de esperança,

Qual criança tola esqueço todo mal, correndo atrás da minha vida que já dobra a curva…e cabe todinha dentro de um caminhão…daqueles simples… você conhece sim…aqueles do Brás, Bexiga e Barra Funda que fazem mudança!!!

Leave a Reply

